Educação Ambiental
O projeto trabalhará com os seguintes grandes temas ambientais geradores: Mata Atlântica, biodiversidade, água e lixo. Em cada tema gerador serão discutidos inicialmente os seguintes conteúdos:
-
Mata Atlântica: história do Brasil, serviços ambientais de uso direto (ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, habitats, clima, purificação do ar) e indireto da floresta (vários usos da biodiversidade no dia a dia dos seres humanos);
-
Biodiversidade: fauna e flora da Mata Atlântica, conservação, ameaças (extinção de espécies, desmatamento, queimadas), outros biomas brasileiros;
-
Água: disponibilidade, ciclo, importância, usos, ameaças (poluição, desperdício, mudanças climáticas);
-
Lixo: tipos de resíduos, ciclo, poluição (ar, solo), cinco Rs, possíveis soluções.
Os temas geradores aqui escolhidos são amplos e permitem integrar e adaptar novos conteúdos além dos listados acima. Desta forma, provavelmente novos conteúdos, ideias e ações serão inseridos no decorrer do projeto a partir do levantamento da realidade socioambiental do público. A realidade socioambiental dos participantes será identificada via atividades diagnósticas realizadas presencialmente com as crianças nos primeiros encontros e à distância com seus responsáveis (questionário).
Os temas/conteúdos serão abordados de forma contextualizada por meio de atividades lúdicas, criativas, práticas e participativas, tais como: estudos do meio (trilhas interpretativas, visita à estação de tratamento de esgoto e água da cidade, aterro sanitário, cooperativa de recicláveis), pesquisa de campo (observação de aves, monitoramento da água local, identificação de árvores), experiências (qualidade do ar, composição do solo, plantio de mudas nativas, horta) e construção de mapas locais.
A maioria das atividades serão realizadas semanalmente (quartas-feiras) nas dependências da Aprisco, das 8h30 às 11h e 14h30 às 17h com um intervalo de 30 minutos. Duração da atividade/semana: 2 horas.
Realização:

Patrocinio:


![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |